Home / Notícias / PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – SAÚDE DA MULHER
PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – SAÚDE DA MULHER
No mês de setembro o AME Itapevi realizou mais uma palestra de Humanização com a temática “Saúde da Mulher” no Colégio Governador André Franco Montoro do município de Itapevi. A palestra foi ministrada pela Dra. Arlete do Monte, ginecologista da casa.
Dra. Arlete inicia a palestra informando sobre o programa “Saúde Integral da Mulher”, que surgiu de uma parceria com o Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, em 1997, com objetivo de disseminar informações às mulheres e incentivá-las a conhecer o próprio corpo, buscando a promoção da saúde. Promover a Saúde Integral da Mulher significa dar atenção às mudanças e às necessidades femininas nas diferentes fases da vida, da adolescência à maturidade.
A Dra. Arlete enfatiza que quando pensamos em nossa saúde, pensamos em felicidade, sucesso e realização! Desejar a saúde é desejar se cuidar, fazer opção pelo mais saudável, é conhecer e ouvir a linguagem do nosso corpo e respeitar seus ritmos, necessidades e capacidades. Cada mulher tem suas particularidades e características que às diferenciam no mundo. Algumas dessas diferenças são óbvias, importantes e trazem consequências para a vida e para saúde da mulher.
As diferenças também estão ligadas á situação econômica, social e profissional. Certos tipos de trabalho facilitam o aparecimento de doenças como tendinites e dores articulares, ou de coluna vertebral, enquanto outros causam maior estresse. Essas necessidades e ritmos também variam ao longo da vida e até ao longo de cada dia. A chegada da adolescência é caracterizada por mudanças hormonais e marcado por profundas transformações no corpo.
Durante a palestra foi reforçado sobre o início da relação sexual na adolescência, onde é muito importante e necessário procurar um serviço de saúde acompanhado com os pais e assim manter-se informada sobre os cuidados acerca de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Hoje existem vários métodos contraceptivos, a maioria disponível na rede SUS, para atender as necessidades e diferenças biológicas de cada mulher.
Ao final é enfatizado que toda mulher deve passar no ginecologista pelo menos 1 vez ao ano e assim realizar o exame de papanicolau e ultrassom de mama, para prevenção do câncer do colo do útero e do câncer mama, além da realização periódica do auto exame na frente do espelho.
Para finalizar Dra. Arlete destacou a importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos realizados com orientação médica, pois podem aumentar a longevidade e garantir uma melhor qualidade de vida aos indivíduos que entram na 3ª idade.