Home / Notícias / PALESTRA DE SAÚDE PREVENTIVA – DIABETES
PALESTRA DE SAÚDE PREVENTIVA – DIABETES
Em novembro o AME Itapevi ministrou mais uma palestra de saúde preventiva com a temática “Diabetes”. A palestra foi ministrada pela Dra. Endocrinologista Maria do Carmo e pela Enfermeira Adriana Marinho. Colaboradores e pacientes estiveram presentes para agregar novos conhecimentos sobre a prevenção e os cuidados para evitar o surgimento da doença.
Dra. Maria do Carmo iniciou a palestra explicando que Diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue e que pode ser de caráter hereditário ou adquirida por conta dos maus hábitos alimentares, e informou os tipos existentes, sendo: Diabetes Tipo 1 e 2, Diabetes Mellitus e Diabetes Gestacional.
Foi informado que o surgimento da diabetes pode estar relacionada ao fator genético/hereditário, sedentarismo, stress emocional, e outras doenças que aumentam o corticoide. Os sintomas que a doença costuma apresentar são: cansaço, sede excessiva, perca da visão, apetite exagerado, formigamento, emagrecimento, entre outros.
Quando não tratada a doença pode causar problemas na visão, infecções urinárias, úlceras, pé diabético, disfunção renal, e em alguns casos pode levar a necessidade de amputação de membros. A diabetes é uma doença tratada por meio da reposição de insulina no organismo.
A Enfermeira Adriana mostrou por meio de imagens os locais e o modo adequado da aplicação da insulina, além dos cuidados necessários para o uso e armazenamento do medicamento, devendo este ser utilizado no prazo máximo de 30 dias e ser mantido na geladeira em temperatura de 2° a 8°C.
Foi destacado o Dia Mundial da Diabete, comemorado em 14 de Novembro, onde foram realizadas em todo o país diversas ações sociais com o intuito de diagnosticar e conscientizar a sociedade sobre a doença.
Adriana reforçou o que a Dra. Maria do Carmo havia transmitido, que como prevenção da doença é necessária à prática regular de atividades físicas, manter uma alimentação saudável, cuidar da saúde e higiene bucal, controlar o peso, fazer acompanhamento com oftalmologista e realizar o check up anual com médico clínico.
Ao final foi aberto um espaço para perguntas, onde os participantes puderam tirar suas dúvidas.