Home / Notícias / AME ITAPEVI MINISTRA PALESTRAS COM A COMUNIDADE
AME ITAPEVI MINISTRA PALESTRAS COM A COMUNIDADE
Nos dias 22 e 24/05/2018 a Equipe Multiprofissional do AME Itapevi ministrou duas palestras, sendo uma no Colégio Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa pela Analista de Gestão de Pessoas Mirian Medeiros abordando a temática “Preconceito e Bullying”, e outra na Comunidade Kolping Cristo Rei pela Psicóloga Juliana Oliveira e pela Assistente Social Caroline Santos, abordando a temática “Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A Analista Mirian iniciou a palestra explicando aos alunos que o Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas, e que o Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento, e exemplificou essas atitudes. Mirian destacou que essas más condutas são comuns nas escolas, e ocasionam consequências físicas e/ou psicológicas a vítima, que muitas vezes podem ser irreversíveis. Durante a palestra Mirian ainda apresentou dois vídeos que retratam essas atitudes, e ao final da palestra aplicou uma dinâmica com o intuito de encorajar os alunos a demonstrar as qualidades e a importância de seus colegas em sua vida. Mirian ainda promoveu um momento cheio de abraços entre os participantes, e ressaltou a importância da união, do respeito e da aceitação do outro como ele é.
A Psicóloga Juliana iniciou a palestra informando que o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio” foi instituído em lei por conta da repercussão do “Caso Araceli”, e explicou que a violência sexual é a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar o corpo e a sexualidade de crianças e adolescentes. Foram apresentados dados sobre a situação no Brasil, onde 95% dos casos desse tipo de violência são praticados por pessoas conhecidas das crianças, e em 65% dos casos há participação de pessoas do próprio grupo familiar. A Assistente Social Caroline destacou a importância dos pais transmitirem segurança e confiança aos seus filhos, e informou sobre o serviço de enfrentamento à violência, ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, que é disponibilizado pelo Creas. Na palestra ainda foi transmitido um vídeo informativo sobre o assunto abordado.
Ao final das palestras foram abertos espaços para esclarecimento das dúvidas dos participantes.