Home / Notícias / DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NO AME ITAPEVI
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NO AME ITAPEVI
No dia 05/06 em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Sustentabilidade do AME Itapevi em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Itapevi, realizaram um evento interno para os colaboradores com a construção de uma Horta Vertical na área externa do AME e a apresentação de uma palestra ministrada pela Técnica do Meio Ambiente Maria Fernanda, que abordou a temática “Consumo Consciente”.
Na construção da Horta Vertical, os colaboradores realizaram o plantio de mudas vegetais e de hortaliças doadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Os vegetais e hortaliças serão cultivados pelos colaboradores, que após seu crescimento poderão ser levados para consumo.
A Técnica do Meio Ambiente Maria Fernanda apresentou durante a palestra informações importantes sobre consumo consciente e sustentabilidade, onde destacou que o movimento ambientalista ganhou força através da primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo no ano de 1972, onde surgiu o conceito de Desenvolvimento Sustentável que visa “atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem a suas próprias necessidades.”
Foi ressaltada a importância das pessoas começarem a enxergar de forma sistêmica o que o ciclo de um produto pode vir a impactar no “Tripé Sustentável” (meio ambiente, responsabilidade social e economia). Também foram citados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Pegada Ecológica, que calcula por meio do conhecimento dos hábitos humanos, quantos planetas precisariam para suprir as necessidades de cada pessoa, com o intuito de ampliar a visão sobre o consumo desenfreado dos recursos naturais.
Ao final da palestra Maria Fernanda destacou as boas práticas sustentáveis que podemos aplicar no dia a dia, e deixou a mensagem de Mahatma Gandhi para reflexão: “Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas, não há o suficiente para a cobiça humana”.