Home / Notícias / AME MINISTRA PALESTRA EM COLÉGIO DO MUNÍCIPIO
AME MINISTRA PALESTRA EM COLÉGIO DO MUNÍCIPIO
Para finalizar o cronograma de 2018, o AME Itapevi realizou no dia 27/11/2018, a última palestra para os alunos da Escola Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa do município, com a temática “Perigos na internet”, ministrada pela Psicóloga Aline Teixeira.
Aline iniciou a palestra questionando os alunos sobre quais são os perigos que podemos encontrar na internet e quais os tipos de informações são disseminadas, podendo ser elas boas ou ruins. E diante disso reforçou que devemos saber filtrar os conteúdos vistos.
Mencionou sobre redes sociais informando que essas redes são meios onde podemos nos comunicar com outras pessoas, a partir dos perfis que criamos para utilizá-las, levando em conta o que gostamos, hobbies, profissão, escolaridade, entre outros. Relatou sobre algumas vantagens de ter uma rede social, como por exemplo, ler artigos, ver vídeos importantes, fotos, compartilhar posts, mas também apresentou suas desvantagens alertando os alunos quanto à exposição exagerada de fotos que são postadas, revelar os locais onde frequentam, conversar com desconhecidos e até mesmo terem suas contas roubadas (hackeadas) correndo o risco de usarem os dados disponibilizados na criação das contas para atos ilícitos, praticar bullying online e utilizar as fotos em sites mal intencionados.
Abordou assuntos como cyberbulling/assédio virtual enfatizando que essas duas práticas são crimes; exploração sexual de crianças e adolescentes, ressaltando o cuidado que devem ter ao conversar com desconhecidos e que não enviem fotos que possam expor de alguma forma sua imagem; desafios como baleia azul e momo que incitam o suicídio ou a violência, e happy slapping que são vídeos gravados de agressões e postados na internet com o objetivo de “tirar sarro” da pessoa que esta sendo agredida.
A psicóloga encerrou o momento apresentando um vídeo que alerta os jovens sobre aceitar e conversar com desconhecidos nas redes sociais, pois em muitos casos são pessoas que se passam por crianças ou adolescentes para conquistar sua confiança e coletar informações, obter imagens sobre você para fins desconhecidos ou constrangedores.
Complementou o vídeo ressaltando que todos devem se atentar quanto às pessoas que são aceitas em suas redes sociais, priorizando sempre as pessoas conhecidas e recusar as desconhecidas.
Não se devem marcar encontros pela internet, mas caso este fato venha a ocorrer, a pessoa deve estar sempre acompanhada de um adulto de confiança e caso o jovem se sinta desconfortável, constrangido ou ameaçado, a situação deve ser reportada imediatamente para os pais ou uma pessoa de confiança que possa ajudar.