Dando inicio ao cronograma de palestra de saúde preventiva de 2019, o AME Itapevi realizou no dia 20 de fevereiro uma palestra aos beneficiados do Programa Viva Leite, na casa Kolping no município de Itapevi.
Sendo ministrada pela Elis Maria (Humanização) e Jaqueline Vasconcelos (Qualidade), a palestra com a temática “A importância de ser humano” teve seu objetivo voltado ao diálogo. Elis expôs aos participantes como hoje em dia, com o avanço da tecnologia, estamos cada vez mais conectados. Atualmente os seres humanos praticam cada vez menos a arte de dialogar, pois andam tão conectados em seus celulares, televisões, que esquecem o quão importante é se comunicar. Exemplificou sua fala com a imagem de uma família inteira conectada nos seus celulares e tablets e questionou aos participantes como é a relação deles com a família, como são os almoços, a escuta para com os filhos, entre outros.
Jaqueline citou que não é possível construir um diálogo sozinho, precisamos do outro para ouvir e dar sentido a conversa. Ressalta que a comunicação é importante, pois é a partir dela que construímos o nosso convívio social. Elucida falando que por muitas vezes precisamos conversar, desabafar e não temos alguém para nos escutar ou quando temos aquela pessoa não se atenta. Fala que quando isso acontece, devemos ser mais ativos e de algum modo trazer a pessoa para a conversa, pois ela pode estar precisando falar também, mas não sabe como ou não tem alguém que a escute.
Finalizando a palestra, é passado um vídeo “Diálogo em família: cultivo de valores” que conta a história de uma família que passou a ter um momento de diálogo entre eles, onde um familiar fala ao outro o que esta sentindo e o ouvinte não pode falar nada, apenas ouvir. A família aprendeu o quão importante é o diálogo, pois muitas vezes achamos que estamos ajudando o outro quando na verdade estamos atrapalhando.
Os participantes compartilharam suas histórias e experiências com familiares e amigos, agradecendo pelo momento e dizendo que essa palestra agregou e foi importante a todos, pois muitas coisas que foram ditas eram praticadas por eles e eles não notavam o impacto de suas ações diante do outro.
“A essência do ser humano é o amor. Mas, por conta dos choques de abandono, exclusão, humilhação e rejeição, nos esquecemos de amar e aprendemos a odiar. Por isso tenho dito que nosso principal trabalho não é aprender a amar, mas sim desaprender a odiar.” (Sri Prem Baba)