O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada.¹
Em comemoração a está data tão importante, o AME Itapevi (SP) promoveu ações a fim de estimular e valorizar as mulheres que atuam na instituição como: roda de conversa, desafios e coleta de depoimentos.
No dia 8 de março, foi realizada uma Roda de Conversa com as colaboradoras da casa, abordando a temática “Desafios da Liderança Feminina”.
A Roda de Conversa foi conduzida por Vânia Castro (Gerente Assistencial) e Marcia Liria (Supervisora Administrativo Financeiro), que compartilharam com as participantes um pouco de suas experiências e histórias de vida, ressaltando os desafios que enfrentaram para alcançar os cargos de liderança que hoje atuam. Vânia Castro destacou que atualmente é incomum mulheres ocuparem grandes cargos, e quando ocorre de uma mulher se tornar líder, isso traz consigo uma força e eleva o empoderamento feminino para a sociedade. E, Marcia Liria compartilhou que mulher tem uma força “sobrenatural”, com a qual consegue equilibrar a vida familiar com a profissional e, administrar situações e conflitos de forma a superá-los positivamente. Ao final deste momento, foi passado o vídeo “O voo do avestruz”.
Neste mesmo dia, foi realizado um desafio onde as colaboradoras Daniela Napolitano (Gestão de Pessoas), Letícia do Vale (Departamento Pessoal) e Jaqueline Vasconcelos (Gestão da Qualidade), passaram nos setores solicitando que fosse retirado um papel do saquinho e o desafio fosse cumprido. O jogo foi composto com os seguintes desafios: postar uma foto em uma rede social de uma mulher que você admira, enviar um bilhete para uma colega de trabalho e falar em público sobre uma colega de trabalho. O desafio deixou nossas mulheres emocionadas e muitas delas ficaram surpresas, pois não esperavam e até mesmo desconheciam o carinho e admiração que os demais tinham para com elas.
Para finalizar as ações, do dia 8 ao dia 18/03 foram divulgados aos colaboradores da instituição depoimentos de colaboradoras da nossa instituição entre 20 e 45 anos com lindas histórias de superação. Intitulado de “Mulheres incríveis”, todos puderam conhecer histórias de mulheres guerreiras que independente das circunstâncias nunca pararam de lutar. Depoimentos daquelas que convivem conosco no dia a dia e não imaginávamos a luta diária de cada uma delas. Ao final de cada relato, foi deixada uma mensagem de motivação para os leitores.