Home / Notícias / Palestra de Humanização Automedicação como risco de dependência química
Palestra de Humanização Automedicação como risco de dependência química
O grupo de Humanização do AME Itapevi realizou a 3ª palestra de seu calendário de 2015 com o tema “Automedicação como risco de dependência química”, que foi ministrada pela Farmacêutica Kelly de Souza Freitas do AME Itapevi para cerca de 40 adolescentes da escola André Franco Montoro. A palestra teve como finalidade atentar e orientar os participantes sobre o uso de medicamentos sem prescrição médica, o qual o próprio paciente decide se medicar sem orientação médica e/ou farmacêutica.
A Farmacêutica aborda que a prescrição/orientação de medicamentos por pessoas não habilitadas, como amigos, familiares ou balconistas de farmácia é um exercício ilegal da medicina, informa também sobre os riscos que podem ser causados com o uso desses medicamentos, sendo: reações alérgicas, diarreia, tonturas, enjoos, potencialização de efeitos colaterais, dependências, entre outros, além de abordar os medicamentos que causam intoxicação humana.
Ao final da palestra a Farmacêutica enfatiza que para fazer o uso correto de medicamentos deve-se procurar um médico e/ou farmacêutico independente dos sintomas que pessoa está sentindo.