Home / Notícias / CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE H1N1
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE H1N1
Neste ano a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo antecipou para o começo do mês a vacinação contra gripe para profissionais da saúde, idosos, gestantes e crianças, em virtude do aumento do número de casos que segundo dados oficiais registram 70 mortes e 537 casos da doença no estado de São Paulo.
Em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Itapevi, o AME Itapevi realizou entre os dias 04 e 08/04 a vacinação dos colaboradores da casa. Parte da equipe de enfermagem foi disponibilizada para realizar a imunização dos 189 colaboradores e terceiros que aderiram à campanha.
Todo ano a composição da vacina é alterada devido à mutação dos vírus, então é necessário se vacinar anualmente. A vacina contra a gripe leva em média de 2 a 3 semanas para fazer efeito e protege contra o vírus H1N1 e outros dois tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane).
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma.
O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
De acordo com o Portal da Saúde, a vacina é contra indicada a pessoas com alergia a ovo e, para quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico.