Home / Notícias / PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – ERGONOMIA NA ESCOLA
PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – ERGONOMIA NA ESCOLA
No mês de abril o grupo de Humanização do AME Itapevi realizou uma palestra com a temática “Ergonomia na Escola” no Colégio Municipal Governador André Franco Montoro. A palestra foi ministrada por Débora Carvalho e Eduardo Ribeiro, Fisioterapeutas do AME Itapevi, para cerca de 25 adolescentes que cursam o 9° ano do ensino fundamental. O objetivo da palestra foi informar os participantes sobre como se adaptar a ergonomia na escola.
Débora iniciou a palestra explicando que ergonomia é o estudo cientifico das relações entre o homem e a máquina, visando a uma segurança e eficiência no modo como interagirem entre si. No ambiente escolar a ergonomia está inserida: na entrada, percurso até a sala, sinalizações, escadas e elevadores, portas, cadeiras e mesas. Quando não nos adaptamos a ergonomia ela pode gerar riscos e danos, como, dores pelo corpo, fadiga (sentir o corpo cansado), irritabilidade (não encontrar uma posição confortável) e vício de uma má postura.
Eduardo explicou que por não existir cadeiras e mesas adequadas para cada tipo de corpo, é necessário se adaptar, quando for sentar manter o posicionamento postural correto deixando os pés apoiados ao chão e joelhos flexionados à 90°, a coluna deve estar bem alinhada a cadeira, e os braços apoiados a mesa. Quanto ao uso da mochila, esta deve ser carregada em ambos os ombros e suas alças devem estar ajustadas para um melhor posicionamento nas costas, não colocar sobrecargas, levando apenas o que for necessário para uso do dia e distribuir de forma igual o material dentro dela.
É importante ressaltar que os pais e professores tem importante papel na orientação postural dos adolescentes, ambos devem intervir e alertar sobre possíveis problemas. Em casa os pais devem vigiar, pois hoje é muito comum os adolescentes serem sedentários e não manterem uma boa postura, devido passarem grande parte do seu tempo na frente de computadores e vídeo games, então cabe a estes incentivarem um esporte adequado e brincadeiras ao ar livre. E no ambiente escolar os professores podem contribuir da mesma forma incentivando seus alunos a prática de esporte e na correção da postura.
Ao final da palestra foi aberto um espaço para perguntas, e a fisioterapeuta Débora ensinou aos alunos um alongamento que pode ser realizado diariamente, e que traz benefícios para a saúde dos músculos do corpo. E ressaltou que a fisioterapia se destaca no papel de orientar na aplicação de alongamentos, no ajuste do equilíbrio do corpo em posição estática ou dinâmica, na melhoria da consciência corporal e na percepção sensório-motor.