Home / Notícias / PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
No mês de maio o grupo de Humanização do AME Itapevi realizou mais uma palestra com a temática “Gravidez na Adolescência” no Colégio o qual possui parceira (Governador André Franco Montoro). A ministrante foi Rafaela Borges, Enfermeira da casa, e o público alvo foram 23 adolescentes que cursam o 9° ano do ensino fundamental. A palestra teve como objetivo orientar os participantes sobre como se prevenir e prevenir a parceira de uma possível gestação.
A Enfermeira deu inicio informando que a adolescência é a fase de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizada por transformações físicas e psicossociais, e explica que a gravidez é definida como o período que vai da concepção ao nascimento de um indivíduo.
Foram explicados também alguns fatores que contribuem negativamente com o tema, sendo: Desestrutura familiar, Formação psicológica e baixa autoestima, Queda dos comportamentos conservadores, Liberdade idealizada, Valores éticos e morais desgastados, a desinformação e a fragilidade da educação sexual.
A Enfermeira ressalta sobre as maiores consequências da gravidez na adolescência, como: Aborto espontâneo, Rejeição das famílias, Casamentos forçados, Atraso ou a interrupção dos estudos, Doenças, Descontrole emocional, Dificuldade no trabalho de parto e RN de baixo peso.
Devido a serias consequências que podem ser ocorridas, foram informados alguns métodos de como se evitar a gravidez, sendo uso de Preservativos que é o método contraceptivo mais seguro para evitar a gravidez, além de prevenir todo tipo de DST’s; o uso de Pílula oral que possui 99,8% de eficácia; o uso de Dispositivos Intra Uterino (DIU), para este método é necessário acompanhamento médico de 06 em 06 meses; o uso de Diafragma que é um método de barreira móvel e para ser eficiente, deve ser colocado duas horas antes da relação sexual e retirado entre 04 e seis horas após a relação; o uso de Anel Mediador que é um método hormonal que traz uma formulação semelhante à pílula anticoncepcional e o uso das Pílulas de Emergência, mais conhecidas como pílulas do dia seguinte, esse medicamento só deve ser usado em caso de emergência, jamais deve ser adotado como método usual de proteção, pois pode causar alterações no ciclo menstrual.
Após finalização da palestra foi aberto um espaço de perguntas para esclarecimento de dúvidas dos participantes.