

Abril verde: conscientização sobre a segurança no trabalho
O Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo. Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.
Por que nos apoiar?
Apoiar essa iniciativa é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. Somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.¹
Abril azul: conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O nosso cérebro pode ser comparado a um computador pessoal. Dessa forma, cada pessoa tem os seus gostos, aprendizados e habilidades únicas. Além disso, ele é responsável pela maneira como nos sentimos e como nos comunicamos.
Em alguns casos, o cérebro responde de uma forma “diferente”, alterando a maneira como percebemos e interpretamos determinadas situações. Essa alteração pode ser compreendida como autismo.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, existem cerca de 2 milhões de pessoas com o espectro.
O que é o Abril Azul?
Com o intuito de ampliar os conhecimentos acerca do autismo, a campanha Abril Azul foi proposta em 2007. Ela visa combater o preconceito e até mesmo aumentar o engajamento de autoridades com a causa. Dessa forma, durante o mês de abril é comum encontramos mais notícias e informações relacionadas ao assunto. Além disso, eventos e iniciativas focadas no TEA são frequentes nesta época em todo o Brasil.
Dia Mundial do Transtorno do Espectro Autista
A ONU instituiu o dia 2 de Abril como sendo o Dia Mundial do Autismo, data essa que visa alertar a sociedade sobre a condição, bem como desmistificá-la. Por esse motivo, a campanha que busca conscientizar sobre o TEA acontece no mesmo mês.
O que é o autismo?
O autismo pode ser compreendido como uma junção de condições, como atraso e anormalidades no desenvolvimento do comportamento social, além de dificuldades de comunicação e linguagem.
Pessoas com autismo muitas vezes possuem uma capacidade incrível de realizar tarefas que para a maioria seriam complexas. O oposto também se aplica. Questões que para a maioria podem parecer simples, para as pessoas com autismo às vezes se tornam incrivelmente difíceis, como fazer amigos e se relacionar.
O autismo não possui causas definidas, ou seja, os estudos acerca de suas origens ainda não foram totalmente esclarecidos. Existem pesquisadores que vinculam a condição com algum tipo de predisposição genética. Outros afirmam que a condição se desenvolve devido a infecções durante a gestação. Além disso, ainda existe a possibilidade de ser ocasionado por fatores externos, como poluição e estresse.
A condição tem um início precoce, podendo ser percebida antes dos 18 meses de idade e, geralmente, se estende até a vida adulta. O diagnóstico precoce é essencial para garantir melhor qualidade de vida ao portador e reduzir os impactos na vida social e econômica.
Conheça os sinais e sintomas
Entre os sintomas apresentados por pessoas com autismo, os mais comuns incluem comportamentos repetitivos, a inquietação exagerada e a resistência a mudanças. Entenda alguns dos sinais:
Outros sinais
Alguns sinais mais sutis também podem servir de alerta aos pais, como quando a criança:
Fonte: ¹<http://www.abrilverde.com.br/site/?p=494> ² < https://minutosaudavel.com.br/abril-azul/>
