Home / Notícias / CAMPANHA SOBRE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA
CAMPANHA SOBRE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA
Pensando na saúde dos colaboradores, a Segurança do Trabalho do AME Itapevi em parceira com o Grupo Saúde e Prevenção, promoveu uma palestra abordando a temática “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs )”, aplicada pelo biólogo Eduardo Lima.
O palestrante aprofundou o assunto em 3 DSTs, sendo elas: Aids, Gonorreia e HPV. Contando com a interação dos participantes, detalhou cada uma das doenças, mostrando suas causas e tratamentos.
Com relação a Aids, iniciou informando que sua transmissão ocorre através de 4 líquidos: sangue, sêmen, fluidos vaginais infectados e leite materno. Reforçou que a infecção não mata, mas devido ao fato de interferir na nossa capacidade de combater doenças e infecções, ficamos mais propensos a contrair essas.
Dependendo da gravidade da doença e/ou infecção contraída, pode-se levar a morte. Relatou sobre o caso de uma mulher que após o nascimento de seu filho, não conseguiu produzir leite para amamentá-lo e por falta de informações, recorreu a uma vizinha que na época estava amamentando. Porém, esta vizinha era usuária de drogas e havia contraído o vírus da Aids através de uma seringa. A infecção foi transmitida para criança através do leite materno e anos depois a criança veio a óbito.
Explicou sobre gonorreia, informando que não é transmitida somente pela relação sexual, pois ela é uma bactéria que pode contaminar até mesmo pelo toque.
Por último, falou sobre HPV, ressaltando que o vírus pode causar câncer de colo de útero nas mulheres e câncer peniano nos homens. A melhor prevenção para este caso é a vacina disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde para meninas entre 9 e 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Para adultos, a vacina não é disponibilizada gratuitamente, porém pode ser realizada com um custo. São três aplicações que ocorrem a cada seis meses e sua durabilidade é de no mínimo 20 anos.
O palestrante finalizou enfatizando que a população não se previne e/ou se cuida, porque não tem conhecimento da gravidade, consequências e fatores de risco das doenças e/ou infecções existentes. Hoje em dia, as pessoas não se preocupam em cuidar de sua saúde ou em realizar exames periódicos para manter a saúde em dia.
“Aquele que não tem tempo para cuidar da sua saúde, terá que arrumar um tempo para cuidar da sua doença.”