Home / Notícias / PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – A TECNOLOGIA NA VIDA: UMA VIDA DENTRO DA TECNOLOGIA E FORA DELA A NÃO EXISTÊNCIA
PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – A TECNOLOGIA NA VIDA: UMA VIDA DENTRO DA TECNOLOGIA E FORA DELA A NÃO EXISTÊNCIA
Dando inicio ao calendário de 2016 do Projeto AME Sociedade – Informar para Inovar, com o Colégio Municipal Governador André Franco Montoro, o grupo de Humanização do AME Itapevi realizou no mês de fevereiro uma palestra abordando a temática “A tecnologia na vida: Uma vida dentro da tecnologia e fora dela a não existência”. A palestra foi ministrada por Francynni Merlos, Psicóloga do AME Itapevi, para cerca de 25 adolescentes que cursam o 9° ano do ensino fundamental. O objetivo da palestra foi informar os participantes sobre o “Mundo Virtual X Mundo Real” e suas consequências.
Francynni iniciou a palestra explicando as características das 3 Gerações, sendo: Geração X (1961 e 1978) pessoas com características empreendedoras, que respeitam hierarquias e preferem ler livros; Geração Y (1979 e 1994) pessoas questionadoras, que realizam várias tarefas ao mesmo tempo, são imediatistas, buscam prazer no trabalho e preferem os meios eletrônicos; e Geração Z (a partir de 1995) pessoas totalmente ligadas a socialização por meio eletrônico, preocupadas com padrões de beleza e que possuem fácil aprendizado, porém tem dificuldades de concentração.
Com foco na Geração Z a qual os adolescentes fazem parte, Francynni deu continuidade à palestra informando que essa geração busca através da tecnologia a autoafirmação nas redes sociais (facebook, instagram, whatsapp, youtube) por meio de curtidas, posts, conversas e vídeos, para garantir que estão sendo vistos não somente por seu círculo de amizades, mas também por pessoas do mundo inteiro. Esta é a “Geração do Espetáculo”, quando ocorrem tragédias as pessoas estão mais preocupadas em filmar e fotografar, do que ajudar de alguma forma.
A tecnologia junto à internet facilitou o acesso às informações e ao conhecimento, e quando isso é utilizado com respeito e cuidado pode nos oferecer uma perspectiva mais abrangente do mundo à nossa volta, mas também pode se tornar uma ameaça quando não respeitado o limite entre o “real e virtual”, exemplo, se passar por outra pessoa ou quando imagens e/ou conteúdos que deveriam ficar no privativo acabam sendo expostos.
Segundo dados estatísticos o Brasil é o país com mais pessoas conectadas virtualmente e também o povo mais “odiado” no meio virtual por conta do desrespeito, tendo como lema “a zoeira não tem limites”. O brasileiro tem vivido no mundo virtual e deixado a vida real de lado, esta atitude traz a falta do contato humano, dos olhos nos olhos, do diálogo entre as pessoas, e a única interação existente hoje é no momento das “selfies”.
A tecnologia quando usada sem limites torna as pessoas ansiosas e frustradas por não ter a vida real “perfeita” como a virtual, pois o mundo virtual distorce e anula a realidade e as formas de se relacionar com as pessoas.
Ao final da palestra, Francynni abre um espaço para perguntas, tira as dúvidas dos participantes e informa que a tecnologia e a internet podem trazer benefícios, desde que sejam utilizadas com responsabilidade, controlando seus limites, respeitando os direitos, códigos e leis sociais e vivendo plenamente a realidade com a ajuda das facilidades virtuais.