Home / Notícias / PALESTRA DE SAÚDE PREVENTIVA – EPISÓDIOS DEPRESSIVOS
PALESTRA DE SAÚDE PREVENTIVA – EPISÓDIOS DEPRESSIVOS
Finalizando o cronograma das Palestras de Saúde Preventiva, o AME Itapevi realizou no dia 13/12/2016 uma palestra com a temática “Episódios Depressivos”, ministrada pelas Psicólogas da casa, Daniela Borges e Francinny Merlos para cerca de 15 participantes sendo colaboradores e pacientes da instituição, com o intuito de informar e orientar sobre episódios de depressão.
Francinny inicia a palestra informando que até 2030 a depressão será a doença mais prevalente no mundo, antes mesmo de problemas cardiovasculares e do câncer, conforme dados da Organização Mundial da Saúde. E explicou que a depressão é um distúrbio de humor que apresenta sintomas como tristeza, pessimismo e baixa estima com grande frequência.
Foi citado que a depressão pode estar relacionada com histórico familiar (genética), alimentação (falta ou excesso), stress, rejeição ou problemas no ambiente trabalho, familiar e escolar. Sabe-se também que a doença está associada a fatores biológicos onde ocorre uma alteração nos níveis de neurotransmissores, sendo os principais, serotonina, acetilcolina, dopamina, adrenalina e noradrenalina.
Daniela explicou que as pessoas precisam viver aquilo que estão sentindo no momento, que devem respeitar o chamado luto que pode ser devido à perda de uma pessoa amada, acontecimentos traumáticos, problemas de relacionamento, perda do emprego, mas que esse período deve ser vigiado para que no futuro não venha acarretar no surgimento da depressão.
O principal problema que ocasiona a depressão é a falta de diálogo entre as pessoas, quando alguém não se sente a vontade ou escuta algo que não lhe agrada, costuma guardar para si, e isso vai se acumulando até que em algum momento o organismo “explode” de diversas formas, podendo ser uma doença mais grave ou síndromes.
Ao final da palestra foi aberto um espaço para perguntas, onde os participantes puderam tirar suas dúvidas. As psicólogas deixaram uma mensagem para que as pessoas possam se doar mais ao próximo, oferecendo apoio e gestos de conforto, e que sejam sempre gratos por tudo que tem, pois dessa forma terão uma vida mais saudável e feliz.