Home / Notícias / Campanha do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Campanha do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
No mês de maio/2015, o AME Itapevi, realizou a 2ª Campanha sobre o “Combate ao Abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes”, a fim de sensibilizar e conscientizar a todos sobre o assunto. A campanha foi realizada com um momento especial de oração com a leitura de acolhida a essas vítimas, leitura da liturgia diária, além de uma mensagem da Ir. Lia Gregorine, Presidente da ACSC, a qual cita que “Nós da Associação Congregação de Santa Catarina, entidade que prima por valores humanos e cristãos, devemos estar atentos e termos ação neste sentido. Fazer a diferença no ver, julgar e agir quando necessário.”
Ocorreu também uma palestra ministrada pelo psicólogo Sr. Claudiney Augusto Yamaguti e o objetivo foi sensibilizar os diversos profissionais a refletirem sobre as possibilidades de atenderem jovens e crianças em situação de violência sexual.
O início da apresentação foi marcado pela presença da Sra. Daniela Rodrigues, Gerente Executiva, do AME Itapevi que fez questão de enfatizar aos participantes a importância dessa campanha para a ACSC, dessa forma a Executiva, após realizar leitura da liturgia diária exibiu o áudio com a mensagem sobre o tema enviado pela Presidente da ACSC, Ir. Lia Gregorine.
Em seguida o palestrante instigou um debate sobre assuntos polêmicos como exploração sexual, violência, valores culturais entre outros, fazendo com que os participantes refletissem sobre a necessidade de engajar a sociedade na luta contra as agressões sofridas pelas crianças e jovens.
De forma bastante didática o psicólogo colocou em evidência as perspectivas relacionadas às agressões, ou seja, perspectiva de abuso sexual, traumas e sinais sugestivos do abuso, perspectiva jurídica com a mudança no código penal, perspectiva do agressor, pedofilia e direitos humanos, perspectiva assistencial com a organização da rede de atenção à saúde, perspectiva da perícia, das políticas públicas, campanhas preventivas e da educação sexual.
O profissional finaliza o encontro destacando a importância dos cidadãos em assumirem papeis claros e definidos no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e no trabalho articulado em rede, o qual envolve maior conhecimento sobre o tema e protocolos predeterminados para o atendimento do público alvo.
Para divulgar ainda mais esta importante campanha, foi publicado em todos os papéis de parede dos computadores o símbolo e a frase da campanha.