Home / Notícias / PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
PALESTRA DE HUMANIZAÇÃO – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
O grupo de Humanização do AME Itapevi dando continuidade à parceria do Projeto AME Sociedade – Informar para Inovar com o Colégio Municipal Governador André Franco Montoro, realizou no dia 12/11/2015 mais uma palestra com a temática “Gravidez na Adolescência”, ministrada pela Enfermeira Débora Ribeiro, para cerca de 25 adolescentes com idade entre treze e quinze anos que cursam o 9° ano do ensino fundamental. O objetivo da palestra foi proporcionar aos participantes presentes uma reflexão sobre o tema.
Débora inicia a palestra explicando que a adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizada pelas transformações físicas e psicossociais, e dissertou também sobre o que vem a ser a gravidez, que é definida como o período que vai da concepção (fecundação) ao nascimento de um indivíduo.
Foram citados fatores que vem contribuindo para o aumento do número de adolescentes grávidas, como, falta de estrutura familiar, queda dos comportamentos conservadores, valores éticos e morais desgastados, falta de informação e a fragilidade da educação sexual. Tudo isso leva os adolescentes a iniciarem cedo sua vida sexual e sem os devidos cuidados.
A gravidez na adolescência traz a rejeição familiar, casamentos forçados, atraso ou interrupção dos estudos, e também consequências que geram riscos a sua saúde e do bebê, como o aborto espontâneo, a dificuldade no trabalho de parto, e o nascimento de recém-nascido de baixo peso.
Débora explica que a melhor maneira de evitar uma gravidez indesejada, é utilizando métodos contraceptivos, por exemplo, preservativo (feminino ou masculino), pílula oral, diafragma, anel mediador e DIU. E ressaltou que o preservativo é o mais indicado por ser um método seguro que evita a gravidez e também protege de possíveis DST’s.
Ao final da palestra foi apresentado um vídeo onde mostra essa realidade e suas consequências. O objetivo do vídeo foi informar os participantes que uma gravidez precoce pode levar a sérios problemas e complicações na vida e na saúde das pessoas.