Home / Notícias / PALESTRA DE SAÚDE PREVENTIVA – PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA
PALESTRA DE SAÚDE PREVENTIVA – PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA
O AME Itapevi dando continuidade ao cronograma de 2015, realizou em 23/11 mais uma palestra de saúde preventiva, com o tema “Prevenção ao Câncer de Próstata”, que foi ministrada pelo Dr. Marcello Schettino, profissional do AME Itapevi, para cerca de 20 participantes sendo colaboradores e pacientes da instituição, com o intuito de informar e orientar sobre o assunto em questão.
Dr. Marcelo iniciou a palestra apresentando dados informando que 51% dos homens nunca consultaram um urologista, e que a incidência do câncer de próstata hoje é de 69 mil casos no ano, ou seja, 7,8 novos casos por hora. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequentes em homens, é informado também que de cada 6 homens 1 terá câncer de próstata e a cada 36 homens 1 morrerá da doença.
Foi explicado que a próstata se trata de uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, esta se assemelha a uma castanha e está localizada abaixo da bexiga e sua principal função é a produção do esperma. O câncer de próstata ocorre devido ao crescimento desordenado das células desse órgão, e seus fatores de risco estão ligados ao histórico familiar, pessoas obesas e fumantes.
Por ser uma doença que demora manifestar-se, exige que sejam realizados exames preventivos e periódicos para quando de sua ocorrência, seja descoberto precocemente, dando a oportunidade de seu tratamento antes de atingir um nível de gravidade elevado. Em 95% dos casos em que são constatados sintomas iniciais (dor óssea, dor ao urinar, presença de sangue na urina e/ou sêmen, diminuição do jato urinário, etc.), a doença já está em fase avançada.
O câncer de próstata é uma doença diagnosticada através de dois meios, o exame de PSA (antígeno prostático específico) e o exame físico (toque retal), sendo este o mais indicado por sua eficácia. O tratamento da doença vai de acordo com seu estágio, podendo ser cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal.
Dr. Marcelo explica que a melhor maneira de prevenir o câncer de próstata é realizando visitas periódicas ao urologista a partir dos 45 anos de idade, manter uma alimentação adequada alinhada a prática de exercícios físicos e evitar o tabagismo.
Ao final da palestra foram esclarecidas as dúvidas dos participantes presentes referente ao tema abordado.